3 de dez. de 2008
Teoria de Milankovitch
https://www.youtube.com/watch?v=e3AyaIoFC_k
Em 1941, o matemático Milankovitch descreveu, na sua teoria da paleoclimatologia, os principais efeitos que os fenômenos astronômicos podem ter no clima da Terra.
Em 1976, o trabalho de Hays, Imbrie e Shackleton de medição da variação, ao longo do tempo, do volume de gelo continental com a variação do rácio isotópico de oxigênio nos sedimentos marinhos vieram comprovar a teoria de Milankovitch – a sucessão das Idades do Gelo, durante a época do Plistoceno no Plistoceno, ou Pleistoceno, é a época mais antiga do Quaternário (Era Antropozóica), com início há cerca de dois milhões de anos.
Esta época caracteriza-se pelo arrefecimento geral da atmosfera, pela ocorrência sucessiva de quatro períodos de glaciação, pelo aparecimento de novas espécies adaptadas ao frio e, mais importante que tudo, é relativo a esta época que se encontram os primeiros sinais da existência do homem e onde começa, portanto, a pré-história. O Plistoceno corresponde, em grande parte, ao paleolítico dos arqueólogos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário